Campus Party Brasil 10

Abertura e Dia 1

 

id222247_1

Está acontecendo em São Paulo, entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, a décima edição do mundialmente consagrado evento de tecnologia e cultura digital, a Campus Party 10.

DSC_0415

O evento, que começou na Espanha em 1997, já passou por países como Brasil, Colômbia, México, além de Venezuela, Equador, Chile e Estados Unidos. Hoje é considerado um dos maiores eventos de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital de todo o mundo, tendo reunido milhares de cidadãos de todos os cantos do mundo em um único espaço.
Uma longa lista de fundadores e influenciadores já esteve presente na Campus Party. Entre eles figuras lendárias como o co-fundador da Apple Steve Wozniak, o pai da internet Vinton Cerf e o famoso físico britânico Stephen Hawking.

Neste ano são esperadas 8 mil pessoas na arena e a circulação de 80 mil visitantes no total. Nos 9 espaços de dedicados, cerca de 700 horas de atividades serão realizadas incluindo experiências com simuladores de asa deltas, arenas de combates de robôs, espaço maker e muito mais.

DSC_0492

Além de tudo isso, a Campus Party oferece aos participantes a experiência única de participarem de um encontro que reúne pessoas de diversos lugares de dentro e fora do país e muitas oportunidades de networking e negócios.

Pessoas como a Marina, professora de informática do Rio de Janeiro ou Flavio Estevam, empreendedor em série e fundador de startups como NamoroFake e Dinneer.

DSC_0407

“É uma imensidade de informações que durante o ano todo até a próxima Campus Party eu vou pesquisando, entrando nas comunidades, fazendo contatos e procurando conhecer mais. Isso me fez ter fome de ir mais a fundo…” Disse Marina

“Minha vida é empreender, e eu venho para a Campus todo ano exatamente para isso. Eu fico no espaço das startups e lá eu conheço todo mundo e a gente faz negócios, e as minhas férias é aqui. É aqui mas eu trabalho, risos…” Disse Flavio Estevam que está trazendo sua mais nova startup para uma competição de pitches. “Dinneer é um AirBnB para almoços ou jantares nas casas de pessoas comuns (…) já temos mais de 3 mil anfitriões cadastrados e já promovemos encontros entre milhares de brasileiros vivendo no exterior.” Disse Flavio.

DSC_0487

Esta edição do evento está trazendo personalidades como Chance Glasco, criador do jogo Call of Duty, e Mitch Lowe, co-fundador do site Netflix, John Mad Dog Hall, diretor da fundação Linux e Mat Chacon, CEO da companhia de Realidade Virtual, Doghead Simulations.

DSC_0428

Ainda, ao longo de todos os seus dias o evento estará promovendo um hackaton de desenvolvimento de soluções para a agenda de 2030 da ONU, promovido pelo PNUD. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que todos os países devem implementar até 2030.

Os 17 ODS são:

1.    Erradicação da Pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
2.    Fome Zero e Agricultura Sustentáveis: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
3.    Saúde e Bem Estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
4.    Educação de Qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
5.    Igualdade de Gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
6.    Água Potável e Saneamento: Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;
7.    Energia Limpa e Acessível: Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos;
8.    Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;
9.    Indústria, Inovação e Infraestrutura: Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;
10.  Redução de Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
11.  Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
12.  Consumo e Produção Sustentáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
13.  Ação Contra a Mudança Global de Clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
14.  Vida na Água: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
15.  Vida Terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
16.  Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
17.  Parcerias e Meios de Implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

 

Dias 2 e 3

Para a organização de todas as atividades, os ambientes do Centro Anhembi de eventos são divididos em 3 grandes áreas:

486b1ab1b5aa768

  • Espaço de entrada, onde se concentram os espaços de startups, simuladores e arena de batalhas de robôs;
  • Espaço interno, onde se encontram o palco principal, mesas de hackaton e diferentes palcos de workshops;
  • Espaço de Camping onde milhares de barracas abrigam os participantes do evento vindos de diferentes lugares;

 

No espaço de entrada, concentra-se a circulação do público mais interessado em negócios, onde se apresentam sequencias de palestras de investidores, aceleradoras, e empreendedores de sucesso enquanto um showroom próximo recebe dezenas de stands de startups e soluções novinhas em folha.

No palco, um ecossistema de empreendedorismo se revesa na promoção de novos níveis de maturidade para o empreendedorismo brasileiro.

DSC_0435

 

DSC_0511

DSC_0529

Palestraram lideranças das principais instituições que sustentam o ecossistema de startups hoje. Como o diretor do site Startupi, importante canal de organização do ecossistema brasileiro de startups, mentores de aceleradoras de porte como a Startup Farm, ACE, CUBO (Itaú), SEED-MG, assim como investidores anjo como Marco Poli e Claudio Kawasaki, que não economizaram detalhes sobre o que uma startup deve fazer para chamar a atenção dos investidores e agradar ao mercado.

DSC_0643

De noite, no palco principal, Paco Ragageles, fundador do Instituto Campus Party, palestrou sobre o futuro do trabalho trazendo reflexões sobre um mundo que em 2050 já não terá empregos. E convocou seus seguidores para o início de um movimento (Feel The Future) pela afirmação de um futuro criativo possível diante de previsões catastrofistas que preveem um futuro de desemprego em massa, caos e revoltas.

Seleção_041

Outros palestrantes a ocuparem o palco principal do evento com seus conhecimentos e histórias foram o artista grafiteiro Eduardo Kobra, famoso mundialmente por seus trabalhos nas ruas de São Paulo, Nova York e outras capitais mundiais e Ricardo Cappra que falou sobre data science e a vida na era dos algorítimos.

DSC_0843

 

 

Este post também está disponível em: Inglês