Colabonação: uma visão da cybercivilização brasileira?

featuregraphic

“Em 2013 os brasileiros foram às ruas em protesto contra o governo. Mas as demandas se dispersavam e a violência aumentava. Até que suge uma nova proposta. O Manifesto Colabonação une as pessoas sob uma nova bandeira. A bandeira da democracia direta. Os governantes aceitaram a nova proposta. Agora é a sua vez de decidir como melhor investir o dinheiro público.”

Assim é a abertura do jogo Colabonação. Lançado no dia 9 de março de 2015, em Brasília, o jogo Colabonação é o primeiro jogo eletrônico desenvolvido na Engine #AJogada de gamificação de projetos e patrocinado pelo edital INOVApps do Ministério das Comunicações.

O projeto desenvolvido pela startup Sinapses  utilizou #AJogada desde sua concepção e preparação para concorrer ao edital INOVApps, bem como durante o seu desenvolvimento para identificar estratégias de gestão eficientes. Segundo o autor, a técnica #AJogada foi importante para estimular visão holística sobre o projeto e executar cada etapa com precisão e efetividade.

Foto 12-03-15 14 22 06

Mistura de jogo com ferramenta de participação política e social, este projeto inovador propõe a ideia radical de que pode-se jogar a administração do orçamento da sua cidade usando o seu celular como um joystick.

O jogo se passa numa ficção mas utiliza dados abertos obtidos pela lei de acesso à informação e produz relatórios de escolhas sócio-políticas que são enviados para secretarias de estado.

Foto 01-03-15 10 31 43


 

photo_2015-03-08_12-10-34

Visão de um outro mundo possível, os algorítimos do jogo desafiam o jogador a levar suas cidades à prosperidade e a colaborar nas decisões com outros jogadores para alcançar Equilíbrios Eficientes de Nash.  Quando os jogadores falham em distribuir bem os recursos eles recebem a notícia de que levaram a sua cidade à ruína e por quê.

 

screenshot-final-feliz

Disponibilizar inteligência coletiva para a solução de problemas coletivos parece ser uma resposta óbvia. Mesmo assim o jogo Colabonação é o primeiro do mundo a combinar simulação com ação política. O jogo nos faz imaginar a sociedade como uma rede que se forma pelo compartilhamento de uma mesma interface interativa. E de um modelo de Estado-nação 2.0 onde se tem como direito máximo o acesso à informação e à conectividade para todos os cidadãos.

 

 

Este é o recado do jogo que ainda carrega um manifesto ficcional que você pode ler aqui.

selecao_0333

O Jogo está disponível para Android e para iOS.

 

Autor

Rodrigo Arantes

Facebook Twitter Google+

Rodrigo Arantes é administrador, coach e entusiasta do movimento startup. Especializou-se na pesquisa de ferramentas capazes de remover as barreiras para a colaboração em equipes. É obcecado pela ideia de gamificação da cultura de escritório. email: rodrigo@ojogodavida.com whatsapp: 61-9947.1213