FavelaON e a conexão de dois mundos

Em sua primeira edição, o evento FavelaON trouxe palestrantes de empreendimentos tecnológicos de sucesso, dentro do âmbito nacional e internacional, como Facebook, Sebrae e Dataprev, além de diversas novas lideranças nacionais no novo mercado de Startups.

DSC_0333

 

Aconteceu nos dias 14 e 15 de janeiro, embaixo do viaduto da Madureira, Zona Norte carioca. O evento, que trazia empreendedorismo e tecnologia para os contextos da juventude e comunidades cariocas. Organizado pela ONG CUFA (Central Única das Favelas), trouxe palestrantes, feiras de negócios, workshops e treinamentos gratuitos para os participantes.

 

DSC_0365

Produzido em parceria com o Facebook, o evento trouxe técnicos e engenheiros da empresa que fizeram treinamentos em desenvolvimento de software específicos para iniciantes e mulheres. Além de oficinas sobre empreendedorismo, startups, direito digital, protagonismo feminino, aplicativos móveis, gestão de tempo, coaching e articulação de redes.

 

DSC_0382

Mesmo acontecendo embaixo do Viaduto de Madureira, o espaço e o conteúdo não ficaram devendo nada para os melhores eventos sobre empreendedorismo da capital carioca. O entusiasmo dos palestrantes em se dirigir a um público diferente do usual também foram capazes de transformar o evento em uma ocasião especial.

 

DSC_0348

Houve também um esforço claro em promover desmistificação e democratização do sucesso no empreendedorismo tecnológico, com vários casos reais de pessoas que de uma origem humilde conseguiram realizar seus sonhos em empreender ou trabalhar numa grande corporação.

 

DSC_0337

Um dos organizadores, Pedro Barcelos (CUFA), acredita que o evento foi um sucesso e que se repetirão outras edições nos próximos anos. “Houve uma ótima adesão dos jovens, mas também tem pessoas com mais de 50 anos, que é um público relevante para o evento também.”

Vitor, 20, morador da comunidade Vila Esperança, na Zona Oeste do Rio, participou do evento e também elogiou: “consegui entender e relacionar melhor muitas coisas de tecnologia que nossos familiares em casa nos pedem”. E celebrou que ele e seu time ainda ganharão um ponto na Taça CUFA, campeonato de futebol que disputa com seus amigos, pela participação no evento.

 

DSC_0361

O FavelaON cumpre um importante papel em aproximar estes mundos:
DSC_0359

 

Pela primeira vez, marcas como Facebook e Easytaxi vem assumir que precisam das favelas do Rio de Janeiro por sua a criatividade que precisam para manter suas soluções inovadoras. Para isso, é importante ampliar o espaço de protagonismo a ponto desta ideia ser a alma do evento em futuras edições. E talvez o modelo de eventos de empreendedorismo precise ser repensado para este propósito.